segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Entrevista com Gralak

Nome: Wellinghton Diego Gralak

Idade: 21

Bairro: Fazendinha

Contato: diegogralak@hotmail.com

Myspace: myspace.com/gralak



Estação 41 :
- Gralak a quanto tempo você atua e como beatmaker e como tudo começou ?

Gralak :
- Uns 3 anos, mas o interesse já era de antes, passei em torno de uma década ouvindo rap antes de começar a tentar produzir. O inicio desses 3 anos foi marcado pelo dia em que um beatmaker daqui de Curitiba mesmo, me indicou e ensinou tudo que eu precisava pra dar inicio a essa carreira.. ou melhor.. prefiro definir como VIDA. Ainda estou aprendendo muito, talvez mais do que no começo, conhecendo pessoas, ajudando e sendo ajudado. E a empolgação de hoje, é a mesma de 3 anos atrás.



Estação 41 :
- Quais são suas principais influencias ?

Gralak :
- Tudo que ouço já é influencia, mas as maiores são os amigos.



Estação 41 :
- Alem de produção musical, você trabalha/trabalhou em alguma outra coisa ?

Gralak :
- Não considero produção musical como trabalho pra mim, já que a minha intenção não é ser remunerado. Comecei a trampar cedo, já entreguei jornal, panfleto, fui Office-boy, trampei em escritórios, e atualmente trampo em uma empresa de ferragens, e sem planos pro futuro no momento.



Estação 41 :
- Qual a sua visão sobre o RAP curitibano ?

Gralak :
- Acho que está bem visível que o rap ainda está crescendo na cidade, e isso é bom, mas quem se liga somente em referencias, jamais vai perceber o quanto já é grande.



Estação 41 :
- O que anda escutando ultimamente ?

Gralak :
- Na verdade pra mim não existe o "ultimamente", são os de sempre, os que não sai da playlist além dos sons dos amigos e de Curitiba:
Jorge Ben, pharcyde, sam the kid, Mzuri, Hocus Pocus, A Tribe, Beatnuts, De La Soul, Contrafluxo, Elo, Grand Puba, Moob Deep, Walli, Hieroglyphics, People Under The Stairs, Hi-Tek.. Melhor parar por aqui, que eu já comecei a embalar. (rs)



Estação 41 :
- Qual Grupo/MC curitibano que em sua opinião vem se destacando ultimamente ?

Gralak :
- Prefiro dizer os que eu acho que vão se destacar.
Tenho alguns pra indicar:
Meiokilo, CV, Ban, Cret, Capadócia, tem os cara do FRAME também, que começaram a lançar uns trampo agora.. E a impressão que tenho a partir do que estou vendo e ouvindo, é que vão vir muitas coisas novas e boas pela frente. Tem muitas pessoas que faltou falar, mas é que não lembrei agora.. Que me perdoe quem eu não lembrei... E que os amigos de outras cidades também me perdoe, mas aqui estou me referindo a Curitiba.



Estação 41 :
- Se tratando de musica, quais são seus planos para o futuro ?

Gralak :
- O maior é Continuar produzindo. Continuar ajudando a abrir espaço pra quem não está na cena, não tem isso como o único objetivo, e tem uma relação maior que comercial com a música.



Estação 41 :
- Se tratando de toda essa polêmica, qual a sua visão sobre a nova Gripe H1N1, como você acha que começou e como ira terminar?

Gralak :
- Ishh.. Essa gerou polêmica.
É uma coisa que deixa a gente sem saber o que pensar, a mídia geralmente é sensacionalista, mas nesse caso não tenho certeza que foi sensacionalismo. Quando vi o primeiro caso no Brasil, pensei que não passaria daquele caso, mas foi se alastrando. E as pessoas têm costume de pensar que esse tipo de coisa só acontece com os outros, também pensei assim no começo, depois que a gripe alcançou um ou outro familiar meu, que comecei a me cuidar mais.
Como surgiu, eu não sei, só sei que surgiu no México, e carrego pouca informação sobre essa gripe como grande parte da população, sei o necessário, o que fazer pra evitar! Como vai terminar é uma pergunta difícil, no começo eu achei que ia terminar como a gripe espanhola que em torno de um século atrás, matou umas 300 mil pessoas. Mas agora a impressão que tenho, é q o vírus não é tão incontrolável, mas a população deve tomar mais consciência e se prevenir, com saúde não se brinca.



Estação 41 :
- Que mensagem você deixaria para que esta visitando o Estação 41 ?

Gralak :
- Então, quem vai passar por aqui provavelmente vai ser quem tem interesse em produção musical, e pra essas pessoas, só tenho a dizer que corram atrás dos próprios trampos sempre, não pode desanimar, se a correria for por um bom motivo, uma hora vira. Que façam por satisfação e não por si próprio, que busquem aprender mais e ensinar bastante, cada peça é responsável por parte do crescimento, se cada peça da cidade se apoiar vamos crescer muito ainda, e de forma correta. E preciso agradecer quem já está na luta por isso, e quem me apoiou, não preciso nem citar nomes.



Obrigado!!!